Sessão sobre autismo, dinamizada pela professora Lina Pelica


No âmbito da Semana Cultural decorreu, no dia 14 de março, a análise ao livro “MARIA e eu “ do autor Miguel Gallardo, tendo sido convidados para este evento o Professor Rogério Russo e a turma do 9ºA.

Com este livro o autor foi galardoado com um prémio e recebeu também duas nomeações na área da BD, em Espanha. Escrito a duas cores: preto e vermelho, apresenta textos simples a textos ilustrados e narrativa sequencial ao estilo da Banda Desenhada. Obra autobiográfica em que é relatada, num tom profundamente humano, com sentido de humor, sinceridade e ternura, através de uma semana de férias com a filha num resort da Gran Canária, a experiência de vivenciar o autismo. Consegue dar-nos a conhecer, com a filha Maria, as características específicas de quem é autista e, em simultâneo, descrever a forma como os outros a olham. Mas Maria, tal como a camisola que veste “I’M unique Just like everyone else” é única como qualquer um e nisso está a riqueza da diversidade. Para completar também foi projetado um documentário cinematográfico baseado no livro.

Os alunos aplaudiram no final, e saíram bem-dispostos pois, para além de terem aprendido algo sobre o autismo, ficaram sensibilizados para a aceitação da Diferença. Também soltaram gargalhadas, colocaram dúvidas e partilharam os seus conhecimentos sobre o assunto, num espaço de tempo dedicado à literatura europeia.

Lina Pelica,prof. e coordenadora de Educação Especial

 

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: